As
celebrações religiosas podem exprimir diversos sentimentos que uma comunidade
pode guardar sobre o seu passado e sua cultura. Valores, crenças, identidade,
fé, axé, reforçam o sentimento de preservação, de tornar aquela expressão
cultural próxima, viva e sempre vivida. A Procissão da Bandeira de São João e Acorda Povo da Várzea dão aos seus
participantes e membros da comunidade os sentimentos de pertencimento e de
identidade que são expressas de diversas maneiras através de expressões orais,
corporais, objetos e ritos.
A Bandeira de São
João é uma das procissões mais antigas do Brasil. Saindo no dia 23 de Junho, a
procissão percorre as ruas do Bairro levando consigo um andor com a imagem de
“São João do Carneirinho” e um estandarte com a imagem do santo na frente do
cortejo junto às pessoas da comunidade e visitantes acompanhados por músicos. A
procissão, junto à bandeira e o andor, saem da casa-capela (casa onde ficaram
guardados durante o ano) onde foram guardados pelo “padrinho” ou “madrinha” da
procissão, passa pelos principais pontos do bairro, pela igreja Católica e a Praça
do Rosário, onde acontece uma confraternização com comidas e bebidas típicas da
festa e também é onde será escolhido o próximo “padrinho” ou “madrinha”. A
bandeira, junto ao andor deverá seguir para próxima casa-capela. Também é notória a presença das cores vermelha
e branca na festa, que faz parte da homenagem a Xangô segundo seus
organizadores, Orixá do Candomblé cujo culto também está presente nas raízes do
evento.
Onde é
A procissão sempre acontece no bairro da Várzea, no Recife. Os pontos de
partida e de chegada mudam todo ano conforme aparecem novos padrinhos e novas
casas-capela, contudo, alguns pontos específicos sempre são mantidos no percurso.
Um desses pontos é a Praça da Várzea (Praça Pinto Dâmasso), também conhecida
pelos moradores do bairro como o “marco zero da Várzea”, a procissão sempre faz
uma parada na Praça Pinto Dâmaso. O segundo ponto de referência é a Praça do
Rosário, em frente à capela, onde a procissão faz uma segunda parada e é onde
será escolhida a próxima casa-capela e o destino final.
Casas capela do ano de 2016
Períodos Importantes
O primeiro período
que podemos destacar é o dos ensaios, estes começam a partir do primeiro sábado
do mês de Junho. Se tratando de um evento Junino, a procissão sai às ruas no
dia 23 de junho, véspera de São João.
História
A Bandeira de São João é uma das procissões mais antigas do Brasil.
Organizada pela Igreja Católica, a Bandeira de São João saía nas primeiras
horas do dia 23 de junho, após a acender as fogueiras. Puxando o cortejo, o
andor e a bandeira de “São João do Carneirinho” ou “São João menino” saía pelas
ruas dos vilarejos ao som de pequenos grupos musicais. A interação dos
escravizados africanos ao cortejo proporcionou a introdução de alguns
instrumentos de percussão; ocasião em que muitos negros aproveitavam para
louvar o orixá Xangô.
O ritual terminava
quando entregavam a imagem de São João na igreja da comunidade. Com o tempo, em
razão do grande agito (danças, e cantos no interior dos templos), a Igreja
Católica proibiu que o cortejo seguisse até o interior do templo. Sendo assim,
o andor e a bandeira passaram a ser guardados nas casas dos fiéis participantes
da procissão.
Essa atitude acabou
por dividir o folguedo em duas manifestações: uma religiosa e outra profana. A
Bandeira de São João tornou-se uma procissão com rezas e cânticos em louvor ao
santo. A festa profana foi chamada de Acorda Povo, e saía durante a madrugada
com um grupo de cantores e batuqueiros acordando os moradores da cidade para
participar da comemoração, regada a muito bebida e comida típica.
No bairro da Várzea,
o “Acorda Povo” nasce de uma iniciativa de professores da UFPE junto aos
moradores da comunidade empenhados em regatar as raízes culturais da
localidade. O “Acorda Povo” surge, bem como outras manifestações culturais do
bairro, de um esforço de pessoas interessadas em preservar e resgatar elementos
da cultura local e fazer com que eles se perpetuem para as gerações futuras.
Em 1982 a professora
do Colégio de Aplicação da UFPE, Cirinéia Amaral e sua Amiga Gilda Macêdo convidaram
membros da comunidade da Várzea preocupados com a preservação das manifestações
culturais do bairro para que juntos preparassem o “Acorda Povo”.
Na década de 1990 era
marcante a presença de fiéis do Candomblé e a presença da religião na
procissão, devida sobretudo, à presença da mãe de santo Mãe Zuleide. Após a sua
morte os adeptos de sua religião passaram a participar do “Acorda Povo”
enquanto indivíduos, sem que houvessem manifestações referentes ao Candomblé na
procissão.
Tradicionalmente, as bandeiras de São João,
inclusive a do Bairro da Várzea, saíam às 00:00 pelas ruas do bairro, vindo daí
o nome “Acorda Povo”, contudo, devido ao aumento da violência no Estado as
manifestações passaram a ser realizadas mais cedo. No bairro da Várzea a
procissão passou a ser realizada às 20:00, horário do término da missa da
Igreja Matriz do bairro.
Antes da saída, na
casa do organizador (toda enfeitada com bandeirolas, balões e fogueira), o
cortejo realiza orações, pedindo bençãos, e louvando o santo diante da
casa-capela. Dão vivas e geralmente soltam muitos fogos de artifícios. Muitas
pessoas se vestem com as cores do santo ou orixá de sua devoção, o vermelho e o
branco, e saem pelas ruas.
A bandeira de São
João da Várzea é organizada desde 1992, sendo uma das mais recentes e menos
conhecidas Bandeiras de São João de Recife. Surgiu de uma ação dos moradores e
professores da UFPE com o intuito de preservar a cultura do bairro fazendo isso
de maneira autônoma, independente dos órgãos de cultura do Estado, que segundo
os organizadores do evento, terminam por descaracterizar muitos festejos
juninos.
Significados
A devoção religiosa é algo muito marcante na procissão. Para os fiéis
católicos, a devoção a São João Batista, considerado pelos fiéis o profeta
percursor do Messias e responsável pelo seu batismo, sua imagem está sempre
presente na celebração. Para os fiéis do Candomblé o culto ao orixá Xangô, que
foi interpretado na figura de São João durante o período colonial e que até
hoje se faz presente na procissão. Tratando-se especificamente da Bandeira de
São João da Várzea, a preservação da cultura local é o significado mais
marcante.
Esta
vontade de preservação da cultura do bairro, vontade vinda nas iniciativas dos
fiéis e de não-fiéis, de moradores e de não-moradores, mas em todo caso, de
pessoas interessadas em incentivar e preservar as manifestações culturais do
bairro. Algo muito relevante e que deve ser ressaltado é a harmonia entre as
diferentes religiões presentes na mesma festa. Também há na procissão um
sentido de “purificação” para os fiéis.
Programação
As reuniões com os
coordenadores começam a partir do mês de maio. Neste período os músicos são
contratados, é decidido como será a preparação da casa-capela e quem
participará desta preparação. Também é neste período que há uma procura por
auxilio da prefeitura da cidade do Recife, caso haja um incentivo da
prefeitura, a bandeira desfila na abertura do São João da cidade, contudo,
mesmo sem a participação da prefeitura o evento acontece.
No
primeiro Sábado do mês de Junho começam os ensaios para a celebração e estes
vão até o último sábado antes do dia 23 de junho. No dia 23 acontece a procissão
da bandeira de São João.
Pessoas Envolvidas
Existe um grupo de coordenadores composto por três membros, estas
pessoas são responsáveis pelo andamento da programação da procissão. Além
destas, existe o grupo de músicos que sempre são contratados para participarem
do evento. Há também a presença da “madrinha” ou “padrinho” da bandeira. Os
demais participantes são membros da comunidade de maneira geral e convidados.
Comidas e Bebidas
Comidas típicas dos festejos juninos de maneira geral: canjica, pamonha,
milho cozido, bolo de milho verde, amendoim e pipoca.
Uma bebida é preparada especificamente para esta festa e
era preparada originalmente pelos participantes do “Acorda Povo”, o “Quentão”,
bebida preparada com vinho, cachaça, ervas de cheiro e gengibre. Devido às
temperaturas mais baixas no mês de junho, a bebida é servida quente. A presença
desta bebida típica dos estados do Sul do país se deve a preparação da bebida
por uma das idealizadoras da manifestação nos períodos iniciais da criação do
“Acorda povo” da Várzea.
Expressões Corporais
Devido o “afastamento” da celebração em relação a igreja católica, é
encenado na procissão um batismo, e como não há participação do padre, um
membro participante da procissão assume o papel do padre para encenar um
batismo e uma purificação com água de cheiro. Além dessa encenação também há
uma louvação a São João Batista.
Expressões Orais
Existem as músicas que são específicas da procissão. Uma delas é a
música principal: “Acorda povo, que o
galo cantou, foi São João que anunciou!”.
Além da música do “Acorda Povo”, há inicialmente as louvações a São João
e a Xangô que são cantadas. No momento da encenação do batismo também há uma
canção específica para o batismo. No momento inicial, durante a bênção do Padre
há outro canto religioso específico.
O
roteio musical passa por alterações todos os anos, contudo, alguns ritos
tradicionais sempre são preservados no evento. São eles:
Louvação
Meu São João
Meu São João
Hoje será tua festa
Saudamos tua Brincadeira
São João mandou
São João mandou
Cantar, dançar noite inteira
Para louvar a fogueira
Batismo
O anjo do Senhor
Anunciou Jesus
Quem batizou Jesus
Foi São João
O anjo do Senhor
Anunciou Jesus
Quem batizou Jesus
Foi São João
Jesus morreu na Cruz
Pelos nossos pecados
Por isso que nós hoje
Somos Perdoados
Louvação ao Orixá da Justiça
Meu pai São João Batista é Xangô
Dono do meu destino até o fim
Se eu deixar de confiar em ti
Oh meu senhor!
Derruba uma pedreira sobre mim.
Acorda Povo
Acorda povo que o galo cantou
Foi São João que anunciou
Que bandeira é essa que vamos levar
É de São João pra festejar
Acorda povo que o galo cantou
Foi São João que anunciou
Se São João soubesse quando era o seu dia
Descia do céu com prazer e alegria
São João foi tomar banho
Com vinte e cinco donzelas
As donzelas caíram na água
São João caiu com elas
Acorda povo que o galo cantou
Foi São João que anunciou
Ô meu São João vou me banhar
E as minhas mazelas no rio deixei
No final das
encenações e no ponto final da procissão, são incorporadas músicas juninas ao
repertório musical.
Os instrumentos
usados no festejo são: Sanfona, acordeom, atabaque, Zabumba e Ganzá.
Objetos
importantes
O principal
objeto usado é o andor com a imagem de São João que é levado entre os fiéis
durante o cortejo. A bandeira com a imagem de São João do Carneirinho segue
como um estandarte da procissão. A frente e na abertura da procissão há uma
estrela seguida de luminárias que representam o fogo usados para anunciar o
nascimento do messias na religião católica. Além da bandeira de São João do
Carneirinho, outras 4 bandeiras são levadas com a imagens dos demais santos dos
festejos juninos, além de São João, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo.
Bandeira de São João da Várzea; São João do Carneirinho; andor e estrela.
Andor com a imagem de São João
Outras
Referências Culturais Relacionadas
Na procissão
também são unidos e apresentados um Coco de Roda e uma Ciranda, ambos grupos do
mesmo bairro.
Há
também uma forte relação com a praça central do bairro, quando possível
também é feita uma louvação na praça. Também há uma ligação com a Igreja do Rosário que também é um dos marcos do bairro, vários de seus membros também são participantes do Acorda Povo.
Avaliação
Primeiramente
podemos destacar a identidade da comunidade varzeana. A
procissão da Bandeira de São João e o Acorda povo são manifestações culturais
que atestam como aquela comunidade vem se relacionando com as diferentes
culturas e tradições religiosas presentes no bairro. Atesta também a harmonia
que há entre diferentes culturas, este é um traço de grade apreço e relevância
do bairro.
A identidade desta comunidade
também está na sua cultura. Podemos entender esta como tudo aquilo que ela
constrói coletivamente e que guarda os traços de sua memória e que também
representam pontos de identidade como a herança cultural do bairro. Inclui os
mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e
todo o comportamento. Portanto, conhecer e valorizar a própria cultura é uma
maneira da comunidade e de seus moradores individualmente e coletivamente de se
afirmar como portadores destes traços culturais específicos que caracterizam a
comunidade do Bairro.
A procissão também representa a vontade da própria população
em preservar a sua cultura. Desde a sua criação essa preocupação ficou evidente
na postura dos seus idealizadores em ter demonstrado todo o cuidado necessário
para que a procissão fosse preservada sem que acontecesse uma descaracterização,
uma característica relevante deste evento.
Recomendações
Os
organizadores do evento não contam com nenhum tipo de ajuda de órgãos
governamentais responsáveis pelos eventos culturais. O custeio da celebração
pode se tornar um problema, pois depende da condição financeira de seus
membros. É recomendável que haja um mínimo de auxílio financeiro para o custeio
da festa de maneira perene, e não ocasionalmente como acontece em relação ao
apoio da prefeitura da cidade.
A
divulgação do evento também é algo que pode fazer diferença para o futuro desta
celebração. A intensão do evento é fazer com que se crie também um momento de
confraternização entre fiéis e entre moradores, uma maior aproximação entre uma
maior parcela de pessoas poderia ser alcançada com uma melhor divulgação do
evento, pois os organizadores e membros não possuem meios para que isso seja
feito da melhor
maneira.
É necessário também que haja um meio de levar essa tradição para os membros
mais jovens da comunidade, pois estes poderiam dar continuidade no trabalho que
começou na década de 1990 pelos seus idealizadores. Para além da preservação
deste patrimônio, é de suma importância que os jovens do bairro tomem
conhecimento e se apropriem também das manifestações culturais do bairro. Uma
ação no âmbito da educação patrimonial poderia ser algo de grande relevância.
Contudo,
apesar das oportunidades de melhorar as condições da celebração, é
imprescindível que haja um devido respeito aos limites impostos pelos próprios
participantes, é necessário que se mantenha a autonomia deste grupo que vem
mantendo com os seus próprios esforços esta tradição por anos.
Bandeira de São João da Várzea sendo levada por Maria José, uma de suas organizadoras.
Só faltou colocar os créditos nas fotos. Existe uma lei ( Lei 9610/98, Art. 7, Inc. VII) que fala sobre autoria de fotos e vocês estão usando fotos sem a permissão do autor.
ResponderExcluirQualquer tipo de uso tem que ser previamente permitido por quem fez a foto, com tudo acertado em contrato. Abaixo alguns exemplos de usos que devem ter a sua aprovação prévia, no Art. 29:
ResponderExcluir•I – a reprodução parcial ou integral;
•II – a edição;
•VI – a distribuição, quando não intrínseca ao contrato firmado pelo autor com terceiros para uso ou exploração da obra;
•VII – a distribuição para oferta de obras ou produções mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para percebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário;
•X – quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), em seu artigo 7, diz que a fotografia é obra intelectual protegida. E o artigo 29 aponta que sua reprodução depende de autorização prévia e expressa do autor. Assim, quem viola esses dispositivos fere direitos de personalidade assegurados no artigo 5º da Constituição, atraindo o dever de indenizar na esfera cível.
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